APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 18 de janeiro de 2014

BRA-BURNING - O INCÊNDIO FOI NA ALMA


NOSSA HISTÓRIA

7 de setembro de 1968. Cerca de 400 mulheres, ativistas do WLM ( Women's Liberation Movement) , ativ reuniram-se em Atlantic City para protestar contra o concurso de beleza Miss América, por elas considerado uma apologia à "mulher objeto", símbolo da opressão feminina.  sutiãs". A manifestação deu-se no Atlantic City Convention Hall, logo após a Convention Hall, logo após a Convenção Nacional dos Democratas.

O episódio ficou conhecido como Bra Burning, "incêndio de sutiãs"

A imprensa, mqis uma vez, quis ridicularizar o feminismo, e acabou por  dar ao Bra Burning uma dimensão maior

O famoso  "incêndio de sutiãs", o Bra Burning, não passou de um pequeno incêndio numa lata de lixo, mas representou um momento fundamental na história da libertação feminina 
Símbolos da opressão feminina, ou assim considerádos à época, "instrumentos de tortura", foram  então por elas atirados à lata de lixo - sutiãs, cílios postiços, sapatos de salto alto, cintas, espartilhos,  laquês, etc... - na qual alguém, à certa altura, atirou fogo.

Era um tempo de grandes reivindicações. Não fazia muito tempo, jovens haviam queimado em praça pública seus cartões de seguridade social contra a guerra do Vietiname,  e a escritora australiana Germaine Greer declarara que o sutiã era uma invenção ridícula. ora assassinado Em abril do mesmo ano, Martin Luther King fora assassinado, e maio fora marcado pelos protestos estudantis de Paris. Na América Latina grassavam os horrores dos regimes de Ditadura...


Miss América - um símbolo do machismo?
A Imprensa, que tinha por prática ridicularizar o feminismo - que, diga-se de passagem, naqueles dias, muitas vezes parecia mesmo ingênuo -  fez o resto. Anunciou em manchetes e maiúsculas o incêndio de sutiãs, fazendo parecer um fato muito maior do que realmente foi. Afirmam hoje os historiadores, que o tal "incêndio" nunca existiu ( pelo menos com a dimensão com que foi noticiado e com que passou à História).


Com a repercussão internacional do fato incrementou em todo o mundo o movimento das mulheres, e o Bra Burning nunca foi esquecido.


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.