APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A VEZ DOS CASAIS - "LAÇOS DE FELICIDADE"


Ontem falamos aqui das "velhas bonitas" ( Tamoios Porangas) fotografadas pelo amazonense Chico Batata. Pois bem, Chico, num segundo momento, e como parte, continuidade do mesmo projeto, fotografou velhos casais. Homens e mulheres que vivem juntos há muitos anos, em gostosa intimidade, franca cumplicidade, duradoura sensualidade.

À série de agora Chico deu o nome Iucãnas Toriba ( "Laços de Felicidade", em língua tupi).


Pessoalmente, achei encantadora a forma como Batata aborda o tema.  Delicada, gentil, e na qual a nudez funciona como um elemento a mais - forte, mas um a mais - do despojamento e da entrega que o discurso requer. Fascinante.




Desta experiência (2013) participaram 17 casais. Entre 60 e 85 anos. O ensaio foi genericamente adjetivado de sensual, na mídia. O fotógrafo revela, em entrevista, e  em outras palavras, que queria com ele desmontar o mito de que os casais de idosos não fazem mais sexo. E o conseguiu. O ensaio é muito sensual. E verdadeiro.

De uma sensualidade macia. Daquela que remete a mil ternuras, que com elas se mistura. Tesão que tem no amor origem e fim.  Relações que deixaram para trás toda ansiedade, para simplesmente ser. Naturalismo.








Que velhos casais continuam gostando de sexo, qualquer pessoa minimamente informada pelo menos ouviu falar. O que espanta no registro de Chico Batata é que continuem, naturalmente, expressando esta sexualidade viva com tamanho frescor.





BANNERS DA EXPOSIÇÃO "IUCÃNAS TORIBA" :
Manaus, Amazonas, Brasil, 2013. Casais e tempo de casamento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.