APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

SIMONE DE BEAUVOIR NUA NO ESPELHO

QUEM PODERIA ESPERAR?


Simone de Beauvoir em foto de Art Shay, Chicago, 1952


De repente, na internet, uma foto de Simone de Beauvoir nua. Está lá, no blog Images Visions, comentada por Fernando Rabelo.

A foto é de Art Shay que em 1952 foi visitar um amigo em Chicago, o escritor Nelson Algren, cuja amante, Simone de Beauvoir, tomava banho com a porta do banheiro aberta. Sartre mais tarde comentaria que Simone nunca fechava a porta do banheiro. Cerca de vinte anos durou o caso de amor da escritora com Algren, que rendeu uma correspondência de mais de trezentas cartas, hoje publicada em livro.

Quando o fotógrafo, então estagiário na Life Magazine, olhou, ela estava nua, no banheiro, penteando-se no espelho. Ele sacou a câmera e começou a fotografar. Ela não reagiu. Disse apenas: “Você é um mauvais enfant”. E continuou o que fazia sem fechar a porta, deixando que clicasse ainda algumas vezes. Simone tinha ali 44 anos de idade, já havia publicado o polêmico O Segundo Sexo ( de 1949), seu mais importante livro, além de outros ensaios e romances, e sua relação com Sartre, por sua vez, também já durava mais de vinte anos. Mas, no pacto amoroso do casal Sartre-Simone , baseado nas liberdades individuais, o conceito de fidelidade conjugal fora desde sempre rechaçado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.