APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NINHO VAZIO - REBATIZANDO A SÍNDROME


Urban Portraits,  'Aung San Suu Kyi', by Pat Edwards



A Síndrome do Ninho Vazio “não é  uma doença” – começam logo explicando os psicólogos e psicanalistas.  Não devia então levar o nome de síndrome, que significa literalmente uma “ reunião de sintomas que caracterizam uma doença ou patologia”. A sídrome do ninho vazio - aquela coisa esquisita que acontece com a gente quando os filhos deixam a casa - não é doença. Seria antes um Rito de Passagem, com direito a sentimentos de  perdas, de inseguranças, de abandono, de sensação de inutilidade e de vazio. Sofrido pelas mães, pelos pais, pelos casais. 

Como agravante, muitos casais descobrem aí descobrir que os dois pouco se conhecem ou pouco têm se visto nos longos últimos anos,  tal era a principalidade dos filhos na casa ( que nem ao menos perceberam o quanto pai e mãe distanciavam-se um do outro). 

É, portanto, um tempo muito difícil.  

Os ritos de passagem costumam ser, de alguma forma, dolorosos em todas as civilizações.  E recentemente postei aqui no blog um filmezinho do Youtube ( reveja, clicando aqui) no qual fica bem claro que não acontece só com homens e mulheres mas também no reino animal. 

E os filhos, esses que se vão, também estarão vivendo seu próprio rito de passagem  -  de liberdade, de corte do cordão umbelical... estão vivendo suas próprias dores. Ocupados demais consigo mesmos, para ainda terem que dar conta desta imensa carência afetiva que acaba de se fincar nos corações de papai e mamãe, com sua ausência. E as relações ficam em família ficam às vezes bem complicadas . Mais tarde, tão logo as coisas se assentem as coisas, se as relações deste filho com esses pais for saudável, ele terá prazer reconhecer aquele espaço ( a casa dos pais)  como seu também, o ninho original, cujo cheiro, cujos sons, cujo calor jamais esquecemos, e a nutrir pelos pais, em vez de dependência, amor, carinho, admiração, conforto, companheirismo. 

E os velhos terão substituido  a sensação da inutilidade e do vazio do ninho vazio pela alegria do dever cumprido, prontos para uma velhice generosa. criativa e alegre. Sem espaços para as chantagens emocionais que nos isolam e enfeiam, e, com a vida dominada. Mais este rito vencido, prontos para um brilhante terceiro ato. 


Forum
Continua aberto o Forum com a pergunta:
"Até quando, em que idade, que fase da vida , se procura ou espera pelo amor?".
Você pode escolher a opção ANONIMO, em Comentários.

Visite também nossa página no FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.