APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MUDAR - IMPOSSÍVEL OU SÓ DIFÍCIL?


"Lembrem-se de que vocês vivem um tempo excepcional, em uma época única, e que têm essa grande felicidade, esse incalculável privilégio de estar presentes no nascimento de um novo mundo."

( Mirra Richard)

 Esta foto é de Alik Malka, um mestre na Fotografia Subaquática

Privilégio, dizia ela. Sim, talvez.  Mirra só deixou de nos contar o quanto de cada um de nós seria exigido para  estar hoje aqui presentes, nós que viemos um tempo outro.

 Mas penso em minha mãe. As transformações a que me vejo obrigada aos 64 anos, não por acaso  vivendo neste tal ‘mundo novo’, tendo que reaprender a vida, reaprender a ler, a falar , a escrever, a pensar na era da tecnologia,  honestamente não posso afirmar  que estas  sejam mesmo maiores que as que teve minha mãe que enfrentar. 

Lembro de sua perplexidade diante de um mundo de cabeça pra baixo. Dos hippies, dos yupes, das feministas, da revolução sexual, do desmantelamento da família tal como era até então entendida, da pílula, da homossexualidade sem culpa, das novas formas de casamento, do rock and roll,  da marijuana, do LSD dos Beatles, da migração da religião organizada para um deus e sincrético e sem nome, da nudez dos corpos,  da negação da segurança no emprego, do palavrão autorizado... Meu Deus, aquele, sim, era um mundo em transformação! 

Em 21,  nascia minha mãe no Estado do Rio de Janeiro, Capital Federal, centro de ebulição política e cultural do país.  Imagino o espanto de minha avó, casando-se e parindo a primeira filha em plenos anos 20. A perplexidade de minha mãe presenciei; a de minha avó diante de seu tempo só posso imaginar. É claro, as notícias corriam com maior lerdeza e provavelmente minha avó, mulher simples, do povo, dona-de-casa,  não viu, não soube do que andavam fazendo no mundo Frida Kahlo, ou Lou Andreas Salomé, Isadora Duncan, Picasso ou a turma do Modernismo no Brasil... a sua liberdade sexual, o encurtamento da saia, a música, a dança, o fim do espartilho,  as novas estéticas, a nova poética,  a chegada da mulher à universidade e ao campo de trabalho, enfim... Coisas que ainda hoje conseguem espantar a nós, tão mais informados e vividos. 

Fato é que transformar-se para a vida é regra indiscutível. Ou se vive ou se morre. E viver é movimento e transformaão, sempre, até o último instante. E o que de mais novo de fato surge em nossa geração é a longevidade. Vivemos muito, muito mais que eles, nossos pais e avós.  Se paralisamos aos 60 por conta da “velhice”,  estamos nos condenando a 30 , 40 anos de paralisação ( um número cada vez maior de pessoas ativas aos 100 anos se registra no mundo). Se perdermos o bonde...
 


Forum
Continua aberto o Forum com a pergunta:
"Até quando, em que idade, que fase da vida , se procura ou espera pelo amor?".
Você pode escolher a opção ANONIMO, em Comentários.


Visite também nossa página no FACEBOOK

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.