APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 12 de maio de 2012

PARA COMPREENDER OS BOOMERS - Parte 2


BOOMERS, GERAÇÃO OU CASTA?



A Geração Baby Boomers compreende então os nascidos no pós-guerra, entre 1946 e 1964. Período em que houve uma explosão populacional em boa parte do mundo, um boom de bebês. Daí o nome Baby Boomer.

Mas o período é demasiado longo para que se refira a uma única geração, e os Boomers se dividem em Primeiros Boomers (nascidos entre 1946 e 1954) e Boomers Posteriores ( entre 1955 e 1964). Os Primeiros, marcados internacionalmente pelos seguintes fatos, segundo as pesquisas :



Chegada do homem à lua, nascimento do rock and roll, surgimento da televisão, movimento hippie, assassinato de John Kennedy, Mahatma Gandhi, experimentações com drogas, acontecimentos de Paris - Maio de 1968, Guerra do Vietname, Movimento feminista, Martin Luther King e Malcom X, queda do Muro de Berlim, início do pensamento ecológico, pílula, revolução sexual, invasão do Tibete, reformulação dos núcleos familiares...






Os Boomers Posteriores foram marcados por: propagação da AIDS, Watergate, queda de Nixon, Guerra Fria, embargo do petróleo, tecnologia, queda das Torres Gêmeas, Guerra do Iraque.





Porém, fatos regionais, continentais, também contarão, como por exemplo, os traumáticos eventos das ditaduras militares entre os Boomers da América Latina. Ou a Bossa Nova, a Inauguração de Brasília, a morte de Tancredo Neves, entre os brasileiros.



Os Primeiros Boomers foram na juventude mais preocupados com as lutas de classe, as liberdades individuais, a negação do chamado capitalismo selvagem e da moralidade burguesa , buscaram formas alternativas de vida mais coerentes com o ideal de liberdade





Os Boomers Posteriores voltaram-se para o individualismo, os ideais de sucesso e ganhos a qualquer custo, mergulharam no trabalho, assumiram a liderança das empresas, vestiram outra vez o terno-e-gravata, investiram na Bolsa, desenvolveu-se a chamada "cultura cínica".



Genericamente, os Boomers são como uma verdadeira casta. Dos grandes empreendedores - empresários, líderes, sacerdotes, industriais, políticos que gerem as grandes nações, tomam as decisões importantes no mundo... Uma casta numerosa, com tendência a um crescimento cada vez maior graças à recem-conquistada longevidade, de alto poder aquisitivo ( infinitamente maior que a de seus pais), que gosta do Bom, do Belo e do Forte, gosta do conforto, dos negócios diretos, do tratamento personalizado, e não se importa de pagar para ter. Uma casta que move o mundo. O que faz deles uma verdadeira lenda. Boomers fazem e acontecem. Uma casta poderosa. Tocaram os negócios, os caminhos da economia e da política nos últimos 50 anos, o Mercado de Consumo.

Mas... jubilaram-se. Os Baby Boomers chegaram aos 60 anos. Seus hábitos mudaram. De forma imprevisível. Nunca antes na História uma geração chegara à mesma idade com vitalidade igual. Projetos e desejos vivos, mas que agora mudaram de lugar. Mudaram as espectativas. Foram para onde? - pergunta-se o Mercado.



Um enigma que faz do Boomer hoje o mais ambicionado tesouro perdido do Mercado de Consumo, seu prêmio maior, seu Santo Graal. A sua maior fatia à deriva, inconquistada, mata fechada, mar que ninguém conseguiu mais singrar . E o Mercado de Consumo investe pesado neste desafio e conquista. "Ganhe os Boomers e ganhe a guerra" - avisam os especialistas.

Enquanto, por outro lado, Boomers vivem o embate da invisibilidade, em seguidas décadas de culto da juventude e indústria do corpo perfeito, uma cultura de desprezo pelo conhecimento e a experiência dos mais velhos, uma cultura de homens e mulheres descartáveis.

Bom, depois falamos mais sobre isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.