Migrant Mother - foto de Dorothea Lange, Califórnia, 1936 |
Você conhece esta imagem. A foto se chama Migrant Mother, foi feita em 1936, durante a Grande Depressão Americana pela extraordinária fotógrafa e mulher Dorothea Lange. É o que se costuma hoje chamar de "uma foto icônica". Um dos documentos humanos e históricos de maior relevância da Grande Depressão.
Uma família de colhedores de ervilhas na Califórnia, reduzida à miséria, deixando o acampamento sem destino certo.
Uma pioneira da fotografia feminina, a americana Dorothea Lange (1895-1965) se notabilizou nos anos 1930, quando fez parte da equipe de fotógrafos da Farm Security Administration – instituição criada pelo Presidente Franklin Roosevelt em 1935, para ajudar as populações rurais vítimas da Depressão de 1929.
A obra de Dorothea Lange se confunde com o fotodocumentarismo social. Nos anos 40, a documentou os campos de internação para japoneses nos Estados Unidos enquanto publicava ensaios documentais em revistas como a Life e Aperture.
Estas fotos pertencem ao acervo do Hulton Archive, coleção Time & Life e Biblioteca do Congresso Americano.
A Migrant Mother foi fotografada depois que, em noite chuvosa, Dorothea Lange parou o carro diante de um acampamento de colhedores de ervilhas, na cidade de Nipomo, na Califórnia, em desmonte. Sem trabalho, reduzidas à fome, famílias partiam sem saber para onde. A primeira destas fotos ( lá em cima, no post) é considerada uma das mais importantes da história.
MAIO, 13 . DIA DAS MÃES 2012.
Ah, não deixe de ver
Outras fotos de Dorothea Lange, em álbum homônimo, na nossa página do Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.