Claudia Schiffer por Helmut Newton 1992, Vanity Fair |
Já se fizeram ao vermelho todas as acusações. Já se disse que era cor vulgar, estridernte, associada a prostitutas e outros marginais, aos endiabrados, de mau-gosto, sem requinte, imprópria para mulheres de mais idade... E, enquanto a opinião pública nestes conceitos cria, as altas castas em toda a história abusaram do uso do vermelho. Do vermelho se apoderaram, símbolo do poder de reis, de imperadores, de ditadores, paramento dos sacerdotes. Com a segurança da exclusividade. A história do vermelho na vestimenta compara-se às disputas territoriais, ou à luta pela conquista do ouro. E o vermelho sempre foi parar nas mãos dos mais fortes. Ou dos rebeldes, que a queriam de volta.
Seria essa então uma cor assim desprezível?
A atriz Scarlett Johansson por Alexi Lubomirski “Harper´s Bazar” 2008. Veste Oscar de La Renta |
Ainda hoje - surpreendo-me com isso, que descubro perseguindo o tema deste blog na internet - mulheres consultam sites especializados: "Na minha idade,ainda posso usar um vestido vermelho?".
Veja bem: nenhuma cor lhe pode ser vetada só porque você fez... digamos... sessenta anos. Vestir-se, de maneira mais ou menos preocupada - é uma forma sua de expressão. É uma arte, queira ou não. Imagina então que a um pintor se proiba o vermelho? Ou outra cor? Ou o convença de que aquela é uma cor que não deve usar? Ou se tire de um músico o dó de sua escala?
Foto de Victor Skrebneski. Givenchy |
Faça sua paleta. Com as cores que melhor disserem de você. Sinta-se livre para isso. Porque, se você é do tipo que se preocupa com a Moda, acredite. O que a Moda hoje nos diz ( e por isso ela, a Moda, vive um tempo tão brilhante) - é que "está tudo liberado".
Na falta de regras, fica valendo a de Mme Vionnet, estilista papisa da Moda do início do século 20 jamais superada: “ O vestido elegante é aquele que se confunde com a mulher que o veste, caminha com ela, sorri quando ela sorri, dança quando ela dança”. E isso vale para todas as idades.
Kate Moss, por James Walker - Vogue EUA 2012, Guess - Col. Verão |
Cartaz do filme A Dama do Lotação, de Neville de Almeida - 1978 |
E vale para todos os modelos e todas as cores... Se estiverem bem em você ...Está tudo certo. Mas pense, sim, no vermelho como uma possibilidade. Não desista do vermelho.
Angelina Jolie |
Audrey Hepburn - no filme Funny Face. 1957 |
Foto de Patrick Demarchelier |
É uma cor linda, radiante, espiritual, reflete e fornece saude, vigorosa e nobilíssima.
Carmen de l'Orefice, que reina na passarela desde 1947, em foto de 2005, então com mais de 70 anos, de vermelho |
NÃO DESISTA DO VERMELHO