APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PRAZER EM REVÊ-LA, VERUSCHKA LEHNDORFF


Quem viu, quem viveu aqueles anos 60, 70, quem teve o filme Blow-Up ( no Brasil, Depois Daquele Beijo, 1966), de Mihelângelo Antonioni, como uma obra do coração, não pode esquecer. Veruschka Lehndorff, a modelo de pernas enormes, fêmures enormes, cujas performances na Moda lhe valeram o apelido de Mulher Camaleoa, um dos símbolos da época, de suas transformações, imagem de liberdade e revolução.

Pois bem, fui revê-la neste momento em que a carreira de modelo se tornou finalmente tão longeva ( Tenho mostrado aqui dezenas de mulheres de 70, 80 anos, mais, que são sucesso nas revistas e passarelas).

Espantosa foto de Veruschka, da série Self-Potraits, parceria da modelo e o fotógrafo Andreas Hubertus Ilse. A velha modelo , aos 64 anos, traz na mão a cabeça da jovem dos anos 70.

Então, lembrei: E Veruschka? Como andará Veruschka?

Cartaz do filme Blow-Up, de Antonioni, 1966. Veruschka interpreta ela mesma, modelo que posa para o fotógrafo de Moda, protagonsita do filme vivido por David Hemmings

Foto do mesmo filme
Blow-Up

Veruschka era um show, um escândalo de graça, ousadia, beleza, garra. Deslumbrou fotógrafos como o grande, o lendário Richard Avedon.

Veruschka e Avedon, em sessão fotográfica

Foto de Richard Avedon

Outra foto de Avedon


Encantou também, de forma absoluta  os grandes estilistas, como Yves Saint Laurent.

Veruschka veste o 'Safari Ensemble', de Yves Saint Laurent, nesta que é a foto mais reproduzida de toda a história da Moda. A foto é de Franco Rubartelli, para a Vogue Francesa, 1968.

Estou um tando aflita. Como vou reencontrá-la hoje? Tão  criativa quanto ontem? Desistente? Acomodada? Revolucionária ainda? Retraída? Tocando a vida ou chorosa das perdas de um memorável passado de glória e beleza?

Veruschka nasceu em 1939, na Prússia. Tem hoje 74 anos. Custo um pouco a encontrá-la, em imagens de hoje. Alguma coisa de passarela, não muito significativa.

Na passarela, 2013

 Tento diferentes caminhos no Google. Por fim a encontro, em fotos de Andreas Hubertus Ilse, ensaios feitos  de 1994 para cá. Fotos idealizadas e produzidas pela própria Veruschka, publicadas sob o título Self-Portraits. Viraram exposição e livro. E vejam só a grande surpresa:

"Self-Portraits" - 1994

Foto recente de Andreas Hubertus

Veruschka em outras fotos de Hubertus, da mesma série Self-Portraits. Deliciem-se:





Acreditem. É ela mesma, Veruschka, em rara performance










Prazer em reencontrá-la, Veruschka, tão grande artista, tão inconformista, tão ousada e vital como naqueles idos anos 70.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.