APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A FLOR QUE TONALIZA CABELOS BRANCOS E GRISALHOS


 
Centáurea  - herbácea originária do Sul da Europa e Norte da Ásia, hoje bastante difundida em várias partes do mundo, apreciada no paisagismo.

Cabelos brancos exigem cuidados especiais. O cloro ou o sol ou o álcool de alguns produtos ( shampoos, cremes de enxaguar ou de estilizar, fixadores, etc)  tendem a amarelá-los,ou a deixá-los num tom xôxo de cinza entristecido.

Dos muitos produtos que já experimentei para uma tonalização prata ( gosto muito do mechado, que vai do grafite ao prata muito claro), durante estes seis anos em que passei a usar os cabelos  naturalmente brancos, os que me deram melhor resultado foram os shampoos à base de flor de centáurea - a flor  de coloração azul violácea  com que abro este post. Sendo o da francesa Klorane o melhor deles.



Shampoo de centáurea da Klorane ( extrat de centaurée. Shampooing reflets nuance argentée)

O shampoo da Klorane não é coloração ou rinsagem. Apenas um shampoo especializado, para cabelos brancos ou grisalhos. E seu efeito é obtido na continuidade de uso. Tem rendimento excelente. Para se ter uma idéia, um frasco para mim chega a durar de seis a sete meses, porque quando consigo uma tonalização bonita, satisfatória, páro com ele, passando a um shampoo comum, e voltando à centáurea quando considero de novo necessário.

De perfume agradável, dá brilho ao branco e acentua as nuances de prata ( efeito mechado). Muito bonito.

Na continuidade de uso, desenvolvi meu proprio método. Antes, lavo os cabelos com um shampoo comum, adequado à textura de meu cabelo. Depois, uma gota do shampoo de centáurea  Klorane ( faz uma farta espuma). Aí massageio com ele todo o couro cabeludo vigorosamente até que cesse de espumar - de um a dois minutos. Enxáguo bem, um pouco do condicionador de minha preferência e está pronto.

Produto importado, nem sempre fácil de encontrar nas farmácias e drogarias, está também disponível na internet em diversos endereços.

Shampoo de extrato vegetal de centáurea cyanus da Payot
Feito da mesma flor, há também o shampoo da Payot, bastante interessante. O da Payot não chega a ter a mesma qualidade do shampoo da Klorane, nem o mesmo suave perfume, nem a mesma delicadeza de nuances, nem dá o mesmo brilho aos cabelos. O seu tom prata é um pouco mais grafite. Mas vale também experimentar. Eu, muitas vezes, alterno os dois. O efeito conjugado vem me trazendo  bons resultados.


APRENDENDO SOBRE A FLOR



Da Família das Asteraceae, há de 350 a 500 espécies de Centáurea, entre as quais está a cyanus



A centáurea cyanus tem uma longa história de utilização pelos homens, altamente valorizada no Mundo Antigo desde que se descobriu a utilização de suas pétalas como corante de fios para tecelagem e tapeçaria, oferecendo um raro tom de azul depois de processadas.

Conta a lenda que  Cleópatra pagou a um cabeleireiro o peso dele em ouro  por certa quantidade de  óleos essenciais que davam aos cabelos negros da bela rainha do Egito reflexos azulados ao sol . Óleos obtidos a partir da centáurea cyanus.

Esta simpática flor, pródiga em néctar, tornou-se, nos últimos dois séculos, também importante na produção de mel. E o Dr Edward Bach descobriu que o óleo essencial da centáurea é eficaz, indicado para pessoas com tendência a sempre agradar o outro, a ponto  de comprometer a propria opinião, de se prejucicar ou se estafar, ou ainda se despersonalizar,  intimidadas com o que o outro possa pensar a seu respeito.

O óleo Centaury, de Bach

Bacana, não é? Mas, voltando aos cabelos, vale a pena experimentar.

Não deixe de ver nossa página no FACEBOOK

Mais sobre cabelos brancos e grisalhos nas páginas:
Neste blog: GRISALHO OU SILVER FOX
No FB; CABELO BRANCO, ESCOLHA O SEU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.