APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CARPE DIEM - APROVEITE TUDO


A pequena frase , cheia de significados, máxima latina,  foi imortalizada pelo poeta  Horácio  (65 a 8 a.C) no poema Odes ( 1, 11.8).  Literalmente," Colha o dia", ou "Aproveite o dia". Mas foi no clássico filme Sociedade dos Poetas Mortos  ( Dead Poets Society - Peter Weir.1989 ) que a popularizou  em nosso tempo.

Imagem: www.cartoesdeaniversario.com.br

Carpe Diem - ensina no filme o  Prof, John Keating (  Robin Williams, no seu melhor trabalho de ator), a seus jovens alunos de literatura, na primeira aula, e a partir daí se desenrola a trama. Belíssimo discurso.

Recorde-o aqui, na cena do Youtube:



Penso no ensinamento. Aproveite o dia pode significar Alegre-se com ele, ou Esteja atento às oportunidades que o dia lhe dá, ou ainda Use o dia, cada dia, para a construção de uma história extraordinária, a sua, sem perda de tempo. ou  Aproveite cada momento ... ou ...tantas coisas!...

Sociedade dos Poetas Mortos influenciou o pensamento de  pelo menos duas gerações. Carpe Diem. E ainda hoje, não me ocorre melhor conselho que possa dar a meu neto senão este. Carpe Diem - em todos os seus possíveis significados... Colha o dia. Colha-o. Tome para si o seu dia. Aproprie-se dele.

Cena do filme Sociedade dos Poetas Mortos

Porém, é na maturidade que de fato se sabe o valor de um único dia.

É quando a gente se descobre, finalmente, mortal  Os dias serão mais escassos, daqui para frente. Embora se espere que sejam ainda muitos e muitos, serão poucos. A vida é curta para caber-nos nela. E  talvez seja essa uma das maiores dificuldades a se enfrentar com o avanço da idade: a 'descoberta' de que se é mortal, se é finito. Falo de uma descoberta intrínseca, visceral,  Nosso tempo é limitado.

Em compensação ( o universo de fato trabalha a nosso favor, e sempre nos dá uma compensação)... É  aí , pela via da  consciência de nossa finitude,  que temos a chance de agarrar, de tomar posse de nosso dia.

 Então... Carpe Diem. Colha-o. Aproveite-o. Goze-o.  É único. Um dia.


Imagem Wikipédia

Engraçado pensar que seja preciso chegar à maturidade para enfim gozar da primeira coisa que nos é dada, no primeiro momento de vida: o dia.

São os anos conclusivos... Anos de  entender o que vale um único dia...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.