APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 14 de junho de 2015

BIQUINE, SIM, COMO NÃO?


Mulher de mais de 60 de biquine. Imagem internet.

O Brasil, todos sabem, é um grande exportador de biquínes, e o que faz o seu sucesso internacional é exatamente a ousadia dos modelos brasileiros.

Nossas praias  vendem-se internacionalmente como um espaço democrático, no qual a pouca roupa é simplesmente natural.



Achei por isso muito estranho quando,  há pouco menos de um ano, em dezembro de 2014, imprensa e redes sociais transformaram em verdadeiro escândalo a divulgação das fotos de uma atriz brasileira  de biquíni, na Praia de Ipanema. Bom, ela tem 72 anos e se chama Beth Faria. ( Leia no Flying: http://flyingontheworld.blogspot.com.br/2014/04/por-que-minssaia-e-barriga-de-fora.html )


Beth Faria na Praia de Ipanema

. "Velha baranga, sem espelho, e outras ofensas que, passada a raiva, me fizeram pensar na burca. Então querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade? Depois de tantas restrições alimentares, remédios para tomar, exercícios a fazer, vícios a evitar, todos próprios da idade, ainda preciso andar de burca? E o prazer, a alegria, meu humor?" - reclama a atriz, na revista Lola 

Como você pode ver, o biquíne de Beth Faria nada tinha de diferente ou que pudesse de alguma forma atentar contra a moral e os bons costumes. Apenas um biquíne.

Imprensa e redes sociais foram  impiedosos, agressivos, porque Beth era ‘ velha demais para ir à praia de biquíne’. Pergunto eu agora: Em que o biquíni de Beth Faria pode ter incomodado a quem quer que seja? Num mundo de tantos pecados, tantos crimes, tanta desvalorização da vida, tanto cinismo, no que uma mulher de biquíne na praia ( e uma praia acostumada a corpos quase nus), aos 72 anos, pode incomodar? E  por que razão um fato tão trivial, tão sem importância quanto este há de ser tratado como notícia?

Vamos a outro caso. De férias numa praia da Itália, a atriz britânica Helen Mirren, em 2008, e aos 63 anos, foi flagrada por lente indiscreta usando um biquíni vermelho. Foi uma loucura. O mundo inteiro  viu as fotos de Mirren. Acho que ninguém a agrediu pelo biquine, como a Beth. Antes, disseram que estava muito bem ‘ para a idade’, em boa forma, e a grande dama britânica do teatro e do  cinema foi até elevada à categoria de sexy simbol , e encabeçar a lista das mais belas  old ladies do mundo..

Helen Mirren e o tal biquine vermelho
Mas ainda três  anos depois,em 2011,  falando sobre o tal do biquine vermelho, comentava Helen Mirren: “Eu acho que uma coisa que vai me assombrar para o resto da minha vida é aquela maldita fotografia de biquíni. Em si, é uma mentira, porque eu realmente não me pareço com aquilo, sei que isso vai me assombrar para sempre e que sempre tentarei enterrar aquela foto sem sucesso”,  em entrevista ao Daily Mail.

Quer dizer, nem num caso nem no outro a questão de se estar na praia depois dos sessenta de biquine foi tratada como o que realmente  é. Normal, natural. Nos dois casos as fotos causaram escândalo. Do que se pode deduzir que, quer no Brasil quer no âmbito internacional, as pessoas ainda se espantam, discutem, aprovam, desaprovam,  agridem, compram revistas, fofocam porque uma mulher de 60, uma mulher de 70, num dia de sol  foi à praia de biquine. Ora, ora. Que tal lermos um bom livro?

Enquanto isso, veja essas imagens:




E responda rápido: Não te parece muito natural?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.