APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

VOVÓ DELÍCIA


LIVRO E PERSONAGEM
Vovó Delícia – personagem criado por Ziraldo – jornalista brasileiro, artista plástico, cartazista gigante, e gigante autor de livros  e personagens icônicos de nossa literatura infantil – em 1997, data da primeira edição do livro homônimo, “Vovó Delícia”. 

Uma vovó moderna, que mantém vivos os próprios interesses, atividades, expectativas, projetos , sonhos, sexualidade, sem qualquer prejuízo da troca afetiva com os netos. Ela tem amigos, namorados, sai à noite, anda de moto, vai à praia de biquine...




 LÁ VINHA ELA
Ziraldo me contou que escreveu Vovó Delícia em homenagem às suas amigas de mesmo perfil. Nunca lhe perguntei se tinha com o livro outros objetivos - didáticos, por exemplo - mas Vovó Delícia, já em 2000, tres anos após a primeira edição, já estava adotado em escolas de ensino fundamental. O que se queria era  inserir junto às crianças este novo personagem social, a nova avó, tão diferente das avós até então conhecidas.

FENÔMENO SEM VOLTA
Uma década e meia se passou desde a criação da Vovó Delícia por Ziraldo. As novas avós tornaram-se agora mais numerosas. Mas, hoje, refletindo acerca delas, me pergunto: Estarão já assimiladas completamente pela família e a sociedade? Acredito que não. 

A Vovó Delícia é um fenômeno sem volta, uma alegre conquista. E  queira-se ou não, veio para ficar. Não resta outra saída sem receb|ê-la, hoje, com “cara de aceitação” - politicamente correta. Mas cara de aceitação não é aceitação.
  
E AÍ, MENINOS?
Vovós Delícia e netos, me parece, entendem-se perfeitamente bem. Mas tenho nítida impressão de que as novas vovós traem expectativas de seus filhos e genros ( pais dos netos). Gerações que conheceram e usufruiram do velho modelo de avó - não menos delicioso, porém outro – esteio da família, porto seguro, à disposição destes entes queridos desde encerrara sua vida profissional,  sexual, social, abrira mão de projetos, fantasias e sonhos pessoais em prol deles. “ Meu neto é minha via” – quem não ouviu isso algum dia?
 
E não seria este o íntimo desejo de nossos filhos? Que representássemos um papel familiar já conhecido por eles, um modelo seguro?
 
Confessem, meninos de quarenta, de trinta e cinco,  está difícil ainda pra vocês encarar este novo ser social, que insiste teimosamente em existir. Esta persona, que você até admira mas não compreende ou perdoa. Ou sim, quando se trata da mãe do outro, mas difícil de encarar quando se trata da sua.


 Não deixe de ver também nossa página no FACEBOOK

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.