MEMÓRIAS BOOMERS
O comics da menina que tinha um amigo ratinho e poderes mágicos para mudar de tamanho quando quisesse, bastando cruzar os dedinhos, jogar um pozinho e pronunciar palavras mágicas. Pode ticar pequenininha, como o rato amigo, depois retornar ao tamanho normal.
Ninguém que tenha vivido a infância nos anos 50, jamais esqueceu a dupla : Mary Jane and Sniffles - no Brasil, Laura Jane e Tiquinho.
Mary Jane é uma evolução de personagem de cartoon da Warner Bros Pictures ( curtas de animação), Merrie Melodies, de 1934-69. Surge num tempo em que o surrealismo ganhava espaço nos comics e lembra de perto a Alice no País das Maravilhas.
Sniffles, antes de encontrar Mary Jane, vinha já aparecendo em desenhos da Disney, na onda do sucesso de Mickey Mouse - década de 30-40.
Mary Jane and Sniflles, como dupla, surgiu em 1941, e o americano Craig Chase ( 1919-2001) - que também produzia o grupo Looney Tunes ( Pernalonga) e Hanna Barbera - foi o criador das historirinhas.
Menina e ratinho não foram sucesso no cinema.
Em 1941 a dupla começou a ser publicada na Dell Comics, até 1961, com revista própria. Depois do quê só apareceram, na década de 70, nas revistinhas do Pernalonga (Bugs Bunny).
No Brasil, Laura Jane e Tiquinho tinham tradução do poeta Bastos Tigre - também jornalista, humorista, compositor e bibliotecário.
Será que ele inventou o areia grossa areia fina areia me faça ficar pequenina? Não era em preto e branco?
ResponderExcluirÉ, sim. A tradução era essa. Você também se lembra?
Excluir