A inspiração confessa foi as Garotas do Calendário - as senhoras de Yorkshire que se despiram num calendário de 2000 para arrecadar fundos para um hospital especializado no tratamento do Câncer, e que outro dia lembramos aqui no Flying.
E o fotógrafo amazonense Chico Batata reuniu amigas dispostas a posar para sua lente. Todas com mais de 60 anos.O artista queria chamar a atenção para a beleza e a sensualidade das velhas mulheres. E mostrar a diversidade da mulher amazonense.
Nas fotos, me encanta este "estar nu sem estar", um nada mostrar tudo se deduzir, que também caracterizou o trabalho das Calendar Girls e que - ( confesso, naquele tempo em que eu era mais radical em tudo, de um rigor isuportável até para mim mesma; naquela época, achei que traduzia um ranso moralista, pudico, que bobagem!) Pois esse " mostrar sem mostrar" é uma graça. Delicado, romântico, emblemático, discurso lunar , que, como a lua, - esconde uma face enquanto exibe a outra.
O ensaio foi mostrado em exposição em Manaus. O projeto chamou-se Tamoios Porangas. Em língua indígena tupi, "velhas bonitas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.