Foto Jason Kempin |
De uma família de Teatro - a mãe, a atriz Rachel Kempson, da Royal Shakespeare Company, e o pai, Sir Michael Redgrave, uma verdadeira lenda do Teatro Britânico; irmã mais velha de outros dois atores, Corin e Lynn Redgrave - Vanessa teve tres filhos, todos atores. Do primeiro casamento, com o ator e diretor Tony Richardson ( morto em 1991), Natasha e Joely Richardson. Do segundo, com o ator italiano Franco Nero, Carlo Gabriel Nero.
Vanessa Redgrave em foto de Victor Skrebensky - 1967 |
A carreira cinematográfica floresceu a partir de 1967, com o filme Blow Up, de Antonioni. De lá pra cá, todos nós conhecemos a sua história.
No filme Blow Up, de Antonioni |
Mas este iluminado destino, que uniu talento, beleza, inteligência e oportunidade, não a poupou das dores a que estamos expostos todos os seres humanos, todas as mulheres do mundo, todas as mães.... dores que vão sendo contadas naquele rosto, junto das alegrias e dos amores.
Entre as dores, a maior: Em 2009, Vanessa Redgrave enterrou a filha, outro grande talento de atriz, Natasha Richardson, vítima de um acidente de esqui.
No funeral da filha, Natasha, em 2009 |
E, olhando agora as fotos, penso na beleza desta mulher, que, ao longo do tempo, ao longo da vida, foi-se transformando, foi mudando de lugar, de expressão, de discurso, sem nunca se retirar. E Vanessa continua uma belíssima mulher. Quem discordará? Em cada fase, em cada idade, a beleza toma nela uma forma distinta.
Première de Coriolanus, com Ralph Fiennes, 2012 |
Os comentários continuam sem aparecer, que coisa! bjo, clara
ResponderExcluirAgora que apareceu, eu dizia que ela é mesmo deslumbrante, amo a atriz e acho a mulher uma pessoa extraordinária, merece esse post e toda nossa admiração,
ResponderExcluirbjo, clara
Alô, Clara, sentimos sua falta e de seus sensíveis comentários no FW. Essa mulher é mesmo uma jóia da nossa cultura, não é? Devia ser considerada Patrimônio da Humanidade. Não entendi que dificuldades tem tido em relação aos'Comentários'. Eles estão sujeitos à moderação, para evitar as gracinhas de mau-gosto, mas achei que estavam entrando normalmente. Não? Abraço. Não fique longe muito tempo.
Excluir