A pequena frase , cheia de significados, máxima latina, foi imortalizada pelo poeta Horácio (65 a 8 a.C) no poema Odes ( 1, 11.8). Literalmente," Colha o dia", ou "Aproveite o dia". Mas foi no clássico filme Sociedade dos Poetas Mortos ( Dead Poets Society - Peter Weir.1989 ) que a popularizou em nosso tempo.
Imagem: www.cartoesdeaniversario.com.br |
Carpe Diem - ensina no filme o Prof, John Keating ( Robin Williams, no seu melhor trabalho de ator), a seus jovens alunos de literatura, na primeira aula, e a partir daí se desenrola a trama. Belíssimo discurso.
Recorde-o aqui, na cena do Youtube:
Penso no ensinamento. Aproveite o dia pode significar Alegre-se com ele, ou Esteja atento às oportunidades que o dia lhe dá, ou ainda Use o dia, cada dia, para a construção de uma história extraordinária, a sua, sem perda de tempo. ou Aproveite cada momento ... ou ...tantas coisas!...
Sociedade dos Poetas Mortos influenciou o pensamento de pelo menos duas gerações. Carpe Diem. E ainda hoje, não me ocorre melhor conselho que possa dar a meu neto senão este. Carpe Diem - em todos os seus possíveis significados... Colha o dia. Colha-o. Tome para si o seu dia. Aproprie-se dele.
Cena do filme Sociedade dos Poetas Mortos |
Porém, é na maturidade que de fato se sabe o valor de um único dia.
É quando a gente se descobre, finalmente, mortal Os dias serão mais escassos, daqui para frente. Embora se espere que sejam ainda muitos e muitos, serão poucos. A vida é curta para caber-nos nela. E talvez seja essa uma das maiores dificuldades a se enfrentar com o avanço da idade: a 'descoberta' de que se é mortal, se é finito. Falo de uma descoberta intrínseca, visceral, Nosso tempo é limitado.
Em compensação ( o universo de fato trabalha a nosso favor, e sempre nos dá uma compensação)... É aí , pela via da consciência de nossa finitude, que temos a chance de agarrar, de tomar posse de nosso dia.
Então... Carpe Diem. Colha-o. Aproveite-o. Goze-o. É único. Um dia.
Imagem Wikipédia |
Engraçado pensar que seja preciso chegar à maturidade para enfim gozar da primeira coisa que nos é dada, no primeiro momento de vida: o dia.
São os anos conclusivos... Anos de entender o que vale um único dia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.