APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DOS CUIDADOS COM SUAS PÉROLAS


Ok. Prometi um post sobre cuidados com suas pérolas e venho agora cumprir o prometido.
Pérolas são gemas maravilhosas, muito apreciadas ao longo da História. Pela beleza, pela candura, pela elegância... e porque a natureza as entrega prontas, sem necessidade de lapidação.


Colar e brincos Chanel, lançados ano passado, com inspiração bizantina e veneziana, da coleção Secrets d'Orient, com rubis, e esmeraldas e pérolas, claro.
Descoberta provavelmente no sul da India, por pescadores, na Antiguidade, diz-se que foi Krishna quem ordenou às ostras que fizessem a pérola para que o deus pudesse presentear a filha. E muitos, no Oriente, acreditam que pérolas purificam o ambiente. É a mais antiga das gemas conhecidas. E uma das mais amadas. Presentes na História, junto a reis e rainhas. Como vê, não estamos aqui falando de "qualquer coisa". Uma pérola é, afinal, uma pérola. Elas são raras ( em cada 4 ou 5 toneladas de ostras, a possibilidade de encontrar uma pérola).


Outra jóia da Chanel, da mesma coleção  Secrets d'Orient. Pérolas e brilhantes
As pérolas duram uma eternidade. desde que você cuide bem delas.

Mostrei aqui no post passado, o colar da Cartier para Liz Taylor, espetacular presente de Richard Burton à mulher amada, finalizada com "A Peregrina", pérola encontrada por pescadores no século 16, que viajou o Oriente e o Ocidente,  passou por mãos de reis e rainhas, e que Burton arrematou num leilão de Londres em 1969.  Em 2011, outra vez leiloada pela Christie's em prol da Fundação Elizabeth Taylor,  A Peregrina alcançou perto de  12 milhões de dólares. Só para lembrar, na foto detalhe d'A Peregrina.


Datam também do mesmo século  as pérolas que ornam o  peito de Elizabeth I ( 1533-1603) e que ainda hoje brilham no Castelo de Buckingham.

Elizabeth I. Devia gtostar de retratos. São muitos. Com presença marcante das pérolas em  pulseiras, colares, brincos e adornos de cabelo. Antecipou Chanel no colar de seis fios de pérolas
Tão antigo quanto este talvez seja outro colar de pérolas de seis voltas da Casa dos Romanoff,  dinastia czarista da Rússia, que o  Duque Dmitri Pavlovich subtraiu da família para presentear a amante 11 anos mais velha, no início da década de 1920. O nome da eleita, Coco Chanel. O belo colar, você conhece. Aparece numa das fotos mais reproduzidas e charmosas de Chanel.

Canel colocou as pérolas definitivamente no mundo Fashion
Acho que já convenci você a perder uns poucos minutos de tempos em tempos para cuidar de suas pérolas.


Foto Flying on the World

Vamos lá, então:

Limpando  pérolas:
- Você pode lavar suas pérolas, desde que, com sabão neutro, sem deixar de molho e deixando secar bem para que o fio de seda ou de algodão não apodreça com umidade.
- Também pode 'chamar' o brilho e o vigor delas, com um pouquinho de azeite de oliva ou óleo de amêndoa natural ( sem perfume ) e de boa procedência.
- As mulheres antigas mandavam buscar um pouco de água do mar e nela mergulhavam suas pérolas por alguns minutos para revigorá-las. O resultado é bom, mas alguns desaconselham porque comprometem a enfiação.

Quanto mais você usar mais bonitas:
- Pérolas quanto mais usadas mais bonitas. Nada então de economizar seu colar ou pulseira. Não sei se verdade ou lenda, mas diz-se que o corpo feminino ( e somente o feminino) produz um óleo
fino que as embeleza.

Pérolas por último:
- porosas, ressentem-se com maquiagem, perfumes, sabonetes, cremes de tratamento. Por isso, vista-se antes, maquie-se, perfume-se, e por último coloque as pérolas

Agora, guardá-las:
- Frágeis (não é uma gema muito dura), não devem ser guardadas junto às outras jóias, na gaveta. Arranham fácil. Envolva-as num retalho de tecido ou um saquinho de pano,
- Orgânicas, elas precisam "respirar", e por isso não as guarde em saco de plástico, use pano.
- Evite guardá-las onde houver excesso de umidade ou de calor.


Foto Flying on the World

 Suas filhas e netas agradecerão seu cuidado quando, adultas, ostentarem seu legado em pérolas.


Não deixe de ver também nossa página no FACEBOOK


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem. Ela é importante para nós.