APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

MUDAR - IMPOSSÍVEL OU SÓ DIFÍCIL?


"Lembrem-se de que vocês vivem um tempo excepcional, em uma época única, e que têm essa grande felicidade, esse incalculável privilégio de estar presentes no nascimento de um novo mundo."

( Mirra Richard)

 Esta foto é de Alik Malka, um mestre na Fotografia Subaquática

Privilégio, dizia ela. Sim, talvez.  Mirra só deixou de nos contar o quanto de cada um de nós seria exigido para  estar hoje aqui presentes, nós que viemos um tempo outro.

 Mas penso em minha mãe. As transformações a que me vejo obrigada aos 64 anos, não por acaso  vivendo neste tal ‘mundo novo’, tendo que reaprender a vida, reaprender a ler, a falar , a escrever, a pensar na era da tecnologia,  honestamente não posso afirmar  que estas  sejam mesmo maiores que as que teve minha mãe que enfrentar. 

Lembro de sua perplexidade diante de um mundo de cabeça pra baixo. Dos hippies, dos yupes, das feministas, da revolução sexual, do desmantelamento da família tal como era até então entendida, da pílula, da homossexualidade sem culpa, das novas formas de casamento, do rock and roll,  da marijuana, do LSD dos Beatles, da migração da religião organizada para um deus e sincrético e sem nome, da nudez dos corpos,  da negação da segurança no emprego, do palavrão autorizado... Meu Deus, aquele, sim, era um mundo em transformação! 

Em 21,  nascia minha mãe no Estado do Rio de Janeiro, Capital Federal, centro de ebulição política e cultural do país.  Imagino o espanto de minha avó, casando-se e parindo a primeira filha em plenos anos 20. A perplexidade de minha mãe presenciei; a de minha avó diante de seu tempo só posso imaginar. É claro, as notícias corriam com maior lerdeza e provavelmente minha avó, mulher simples, do povo, dona-de-casa,  não viu, não soube do que andavam fazendo no mundo Frida Kahlo, ou Lou Andreas Salomé, Isadora Duncan, Picasso ou a turma do Modernismo no Brasil... a sua liberdade sexual, o encurtamento da saia, a música, a dança, o fim do espartilho,  as novas estéticas, a nova poética,  a chegada da mulher à universidade e ao campo de trabalho, enfim... Coisas que ainda hoje conseguem espantar a nós, tão mais informados e vividos. 

Fato é que transformar-se para a vida é regra indiscutível. Ou se vive ou se morre. E viver é movimento e transformaão, sempre, até o último instante. E o que de mais novo de fato surge em nossa geração é a longevidade. Vivemos muito, muito mais que eles, nossos pais e avós.  Se paralisamos aos 60 por conta da “velhice”,  estamos nos condenando a 30 , 40 anos de paralisação ( um número cada vez maior de pessoas ativas aos 100 anos se registra no mundo). Se perdermos o bonde...
 


Forum
Continua aberto o Forum com a pergunta:
"Até quando, em que idade, que fase da vida , se procura ou espera pelo amor?".
Você pode escolher a opção ANONIMO, em Comentários.


Visite também nossa página no FACEBOOK

 
 

domingo, 23 de setembro de 2012

OUTROS TRAJES PARA NOIVAS MADURAS

Haviam me falado de uma mulher que se casara com bem mais de 50 anos, vestida de terno branco. Mas a noiva nem por isto dispensou a grinalda, e o buquê, e o mais alto salto que se sentia capaz de suportar.

Ouvi assim, de contar. E fiquei fascinada. Tentando imaginar aquela roupa, eu que gosto tanto dos 'masculinos' vestidos por mulheres! Muitas vezes imaginei. Mas outro dia, quando topei com este modelo Oscar de La Renta, voltei a pensar naquela noiva.

 
 
 Não deve ter sido intencional, não há nada que aponte neste caminho, mas achei o modelo bonito,  e mais bonito ainda se usado por uma mulher madura. É uma roupa que exige certo peso, que exige vivência da noiva, mais autoridade.  Como este outro modelo abaixo, também de De La Renta.
 
 
 
Outro modelo que me parece feito para mulheres mais velhas. Inclusive a grinalda, leve, aérea, fazendo um desenho de sinhorinha, de dama antiga.
 
Bom, espero que gostem.
 
 
Forum
Continua aberto o Forum com a pergunta:
"Até quando, em que idade, que fase da vida , se procura ou espera pelo amor?".
Você pode escolher a opção ANONIMO, em Comentários.


Visite também nossa página no FACEBOOK

 
 
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SOMOS WOODSTOCK


Flagrante de Woodstock - 1969. Site de origem SEMIÓTICAS

Essa noite fui dar uma olhada em Woodstock.  Estou criando um álbum no Facebook sobre as nossas memórias, as memórias boomers. Um álbum das imagens que se fixaram em nossa memória, construíram nossa catedral cultural. E é lá, e não aqui no blog, porque no Facebook cabem centenas milhares de imagens. 

As imagens de Woodstock, achamos que já conhecemos todas. Mas descubro algumas que ainda me supreendem, e  que capturo para este post, no interessante site Semióticas, merecido sucesso na internet.





Mas... por que me impota tanto esta memória? Tento identificar quem somos nós, os homens e mulheres boomers, nascidos após 1946 até 64. Principalmente os homens e mulheres de primeira fase, Primeiros Boomers, entre os quais me encontro aos 64. Mais misteriosos e indesvendados que os de segunda fase ( herdeiros dos Yupes), os Boomers Posteriores. 

Leio os especialistas. Unânimes em afirmar que se alguma palavra pudesse sozinha dizer algo sobre essa nossa geração, esta seria Liberdade. Eis então aí: imagens revisitadas de Woodstok. A Liberdade estampada na alma da imagem. E, de alguma forma, estávamos lá, todos n´[os, em idade de maior ou menor entendimento, mas estávamos lá.  Isto deve fazer alguma diferença, ao final das contas. Quem viveu esse tempo, quem tanto deveu a eventos como este não o fez impunemente. Algum compromisso ainda temos que ter com a Liberdade.




Também publiquei esta semana as fotos encontradas por acaso num sótão, de Lennon e Yoko nus, e em nu frontal, leiloadas em Londres em abril último. Procurava as fotos na internet. A maioria dos sites as traziam com a tarja preta escondendo as partes, estrelinhas pretas nos bicos dos seios de Yoko. 40 anos se passaram desde que os dois se deixaram fotografar nus, com um ar tão limpo, tão natural, tão inteiro que me lembrou arcanjos. De tarja preta eram anjos pornográficos, arcanjos doentios que conheceram o pecado e se envergonharam da própria nudez. Tive pena do grande casal, assim censurado. Parece que não há conquista de liberdade sem mártires e Lennon foi um, da nossa liberdade. E houve outros, os suicidas cuja liberdade se pagou no álcool e na droga, e tantos outros mais.
 
Forams-e, levando suas bandeiras de Paz e Amor. Nós, ficamos, chegamos aqui. Filhos e irmãos dos que caíram em luta. 

Estas imagens de Woodstock. Retrocedemos, parece. O mundo retrocedeu em seus ideais tanto quanto avançou na vida prática. E nós com ele. Todos nós.

E onde estamos? Com uma longa perspectiva de vida ainda, entre o que se foi e o que se é, o que se é aos 60 ou 70 anos  e o que nos é permitido ser  - os primeiros no mundo a alcançar esta longevidade física e psicológica ( e portanto sem modelos de outros velhos a seguir) , seres de Woodstock caídos num tempo de outros valores, a nos perguntar  se temos ou não o direito de ser o que somos: fiéis a nossas heranças culturais, homens e mulheres marcados pelo ideal de ampla Liberdade.
 




Forum
Continua aberto o Forum com a pergunta:
"Até quando, em que idade, que fase da vida , se procura ou espera pelo amor?".
Você pode escolher a opção ANONIMO, em Comentários.


Visite também nossa página no FACEBOOK

terça-feira, 18 de setembro de 2012

REINVENTAR-SE



Foto de Tim Walker para a sua série Alice no País das Maravilhas, com stiling de Grace Coddington ( American Vogue)


Entre um lance e outro da escadaria da universidade paramos para respirar. Alguns jovens subiam e desciam, como se o grande número de degraus que nos cansava tanto, que quase nos vencia,  fosse nada. Cláudio falava dos anos que passaram tão rapidamente, com aquela voz quente, de ator, bem colocada, os verbos enfatizados...Foi sempre tão inteligente! E quando dá de filosofar é quase um Nietzche:  “ Há uma única maneira de suportar tudo isso. Reinventando-se a cada dia.” 

Sim, era essa a palavra que eu buscava, sem encontrar. Vinham outras, inexatas. Menos essa, que Cláudio Gonzaga agora me trazia. Reinventar-se. É claro que seu corpo muda com a idade. Mudam seus ritmos, mudam suas respostas.  E continuarão mudando, não se engane. E você precisará reinventar-se a cada dia. Eis o grande segredo. Não parar de se reinventar. De todas as formas, reinvente-se. Com todo o carinho e a coragem, reinvente-se.  Você está jogando agora todas as suas cartas. A hora é essa, o dia é esse. O futuro é agora. Reinvente-se.
 


Visite também nossa página no FACEBOOK

Forum Aberto:

com apenas uma resposta ( Comentários) até a presente data, continua aberto o Forum Flying on the World, para responder à pergunta:
Até quando - que idade, que fase da vida - se busca ou se espera o amor? Há uma hora em que "é tarde demais, agora"?
 
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

AMOR... ATÉ QUANDO BUSCÁ-LO OU ESPERAR POR ELE?

QUEM RESPONDE?


Foto de ilustração: obra de  Erwin Blumenfield, para a Vogue, 1950, considerada peloa crítica "abstrata". Parte de uma sequência revolucionária, marco na Fotografia e na Moda. Sou fascinada por ela. 


A pergunta é: Até quando se busca ou se espera o amor?

Até que idade, que fase da vida se sonha com essa mágica palavra? e quando é que fica "tarde para essas coisas"? Qual o seu prazo?  Quando se desiste?  E os que afirmam que desistiram e mentem? Ó, seres que se sentem ora solitários, sozinhos ou em companhia, de ambos os sexos, manifestai-vos. Dizei, ainda que mantendo na resposta o anonimato". O amor é  um assunto tabu entre os mais velhos. Quem diria?

Medo de parecer ridículo, se expuser suas fantasias de amar? Pois parecerá. O amor, sem a sua feição de ridículo inexiste. Censura em mostrar-se menino, adolescente nesta idade, imaturo? Pois é assim que se mostrará. O amor é menino, pertence á alma, ao universo das coisas livres, "a alma é imoral" - diz Nilton Bonder. Não tem idade, é só sentidos.  Essa é a natureza do amor.

Seus filhos, seus netos, os outros, rirão talvez se lhes abrir o coração para falar de seus mais românticos sonhos, sobre suas fantasias de  encontro tardio de um par. Mas por que isto importará tanto assim?

Precisávamos, no entanto, saber mais uns dos outros. Algumas de nossas angústias , nosssas, individuais, estariam bem amenizadas se soubéssemos que não somos os únicos a vivê-las. Se pudermos trocar experiências.

Está aberto aqui, então, o Fórum: ATÉ QUANDO SE BUSCA OU ESPERA O AMOR?
( use a opção ANONIMO em Comentários, se assim preferir)


Visite também nossa página no FACEBOOK


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

INSPIRAÇÃO EM FRIDA KAHLO

Simon Simonton  - Frida Colection

Frida Kahlo. A grande personalidade desta mulher e artista  instiga ainda a Moda, e, com ela, uma estética e temática, todo um discurso amoroso. As cores, o sol, o México, o século 20, ousadia, novos pensares, liberdade política, estética e sexual, rompimentos.  O estilo Frida nos remete historicamente a tantos pensamentos.
Coleção Maria Santa, Brasil - " Frida Kahlo"
 
Mas não só. A artista, que carregava no corpo como na tela a sua Arte, impossível olhar uma imagem sua,  hoje ainda, sem um certo estremecimento. É instigante, voluntariosa, lúdica. Melancólica na tela, uma festa no vestir. Que linda.
 
Modelos do designer Kris Van Asscher
Anna Sur - 2008
 

E ainda hoje inspiradora.
 
 
Abaixo, fotos do álbum Frida Kahlo, fotografia de  Gaby Herbstein, ensaio feito riginlmente para a Harpres Bazaar.






Visite nossa página no FACEBOOK

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

IRRESISTÍVEL EM QUALQUER IDADE





Não sei quem é ela, ou quem a fotografou, onde e para quê. Salvei a foto sem referência, há muito tempo. Acho que num daqueles sites de imagens gratuitas, sobre o tema Old Women. Num um tempo em que eu não sabia como procurar na internet a mulher a que me dedico com tema ( ‘procurar-nos’ - que sou uma delas), e experimentava palavras-chaves em diferentes idiomas, caindo num vazio a maioria das vezes. No Brasil, Mulher Madura, e nos outros lugares do mundo?
 

Mas não importa tanto agora. Guardei a foto desta mulher desconhecida e nela me  inspirei para tantas coisas! Ah, sim, eu também tenho minhas musas. O Flying on the World tem suas Musas. Esta passou a ser uma delas. Mulheres que fazem pensar: “Sim, é possível”. É possível ser  uma mulher bela,  doce,  sensual, instigante, na maturidade e , vou eu usar a palavra – velhice.
 

Em algum momento haveria esta Musa sem Nome de chegar aqui. O momento de mostrá-la. E achei que era agora quando, por uma daquelas conscidências nada conscidentes, compartilhei de Cláudia Richer no Facebook, a frase de Coco Chanel: “ Ninguém é jovem após os quarenta anos. mas um pode-se ser irresistível em qualquer idade”.
 

Achei que combinavam as duas, a frase de Coco Chanel e a foto da Musa desconhecida. 
 
 

Veja também nossa página no FACEBOOK



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MODA PRAIA (SWIMWEAR), ENFIM ADEQUADA À MULHER MADURA



Maiôs e biquines finalmente começaram a crescer. Não que se tenha  que viver como um escravo da Moda. O problema é que toda vez que precisava de um, não encontrava. Começava um tour pelas lojas, mas era tudo pequeno demais, fio-dental demais para meu estilo e idade. Até os maiôs inteiros. Excessivamente e cavados, decotados, desestruturados e incômodos. Todos feitos para jovens.

E agora cresceram. Procuro modelos na internet, já encontro alguns.

Mas o que quero hoje mostrar é a coleção Sarah Shofield inspirada em Mondrian.Nem chega a ser  tão recente, parece que teve lançamento em 2010 ( procuro, mas não encontro a data ). Mas quem se importa com isso?

Coleção Sarah Shofield:






Bonita coleção, não é? Discreta, moderna e bacana para nós, mulheres maduras - fazendo o corpo sustentado e bonito.


Mondrian na Moda:

Piet Mondrian, pintor holandês, modernista, viveu de 1872 a 1944, quando morreu em Nova York. Foi uma das maiores influências estéticas do século 20 ( e ainda hoje), influenciando a decoração, a Moda, a propaganda, etc. Veja algumas ações da Moda inspiradas no pintor.

Tela de Mondrian e modelo Yves Saint Laurent
Look Jean-Charles Castelbajac, 2008

Sapato Christian Louboutin

Veja também nossa página no FACEBOOK