APRENDA A VOAR



Depois dos 50, a Idade de Ouro, a vez da verdade, a hora da posse de si mesma. Aproveite tudo. Curta-se. Ame muito. Você chegou lá. Voe. Agora você tem asas. Você agora é o tigre, e tigre alado. Voe alto. Voe muito alto.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 29 de novembro de 2015

ÊI! DÁ LICENÇA? PRECISO ENVELHECER.


Em casa de um amigo, tirei da estante um livro. De Osho –  Bhagwan Shree Rajneesh, grande guru indiano que ganhou o mundo na década de 80. O livro chama-se Maturidade.

Conheço outras  obras de Rajneesh. São engraçadas. O Mestre usava do Humor em seu ensinamento. Um humor oriental, um humor indiano. É também um grande contador de histórias. E só por isso já vale a leitura. Quanto a conteúdos... às vezes, sim, outras, não. Mas sempre ganho alguma coisa quando manuseio um livro seu.

De “Maturidade”, mais não gostei que gostei. Mas Rajneesh toca num ponto que me fez pensar.
Como em todas as conquistas sociais, o início é sempre difícil mesmo. É sempre meio torto,  a gente escorrega em cheio em exageros, ações descabidas, etc, etc. Até que as liberdades conquistadas encontrem assentamento. E “ Maturidade”, o livro, me levou a refletir sobre a Nova Velhice pelo seu próprio avesso. Nós, os velhos,  reivindicamos e viemos ganhando direitos a cada dia. Como o direito a andar na rua, de ônibus, o direito a trabalhar, a amar, de ser vaidoso... o direito à autoestima, à felicidade, à beleza, aos próprios sonhos. O direito à vida.

Vamos assim nos destacando, parte que fazemos de gerações guerreiras, inconformistas, que, coerentemente com o que fomos, não entregamos os pontos agora, na velhice. Somos os velhos que fazem e acontecem. Somos a “primeira geração dos Novos Velhos”. Mas Rajneesh questiona, em palavras suas, por que não envelhecer?




Eis como agem as “verdades sociais”. Liberdades conquistadas, a  próxima prisão já se anuncia de imediato. E de repente, o velho, diante de tantas conquistas, perde o direito à velhice. Obrigando-se a se manter cheio de desejo sexual, vontade de sair, namorar, de fazer exercício, dança de salão, pular de paraquedas,  andar de asa delta, descer abismos de tirolesa... ou não será um velho interessante. Dos velhos é agora cobrado que seja jovem.

 Sim, mas onde fica o  meu direito de envelhecer?

Lembro uma história, também de Rajneesh, em outro livro, não me lembro qual:   Um homem que criava ovelhas, tinha com elas um grande problema. Elas pulavam a cerca e fugiam no meio da noite. Arranjou cães para vigiá-las, mas os cães tornaram-se sanguinolentos e deravam as ovelhas fujonas, em vez de trazê-las de volta. Procurou um concelho de seu Mestre que disse:”Tire as cercas, dispense os cães”. O homem tirou as cercas. O mestre repetiu às ovelhas, durante dois dias: ” Vocês são livres. Não há mais cercas. Podem ir onde quiserem. São livres, nenhuma cerca.” E desde então, nenhuma ovelha voltou a fugir. Acreditando-se livres, nunca mais tiveram vontade de fugir.


Entenderam?

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CABELOS BRANCOS - ELES VEM DUROS E SECOS


A literatura é pobre. Fala-se pouco de como tratar os cabelos brancos. No meu caso, pior. Brancos e ondulados.Também não se fala muito em cabelos ondulados. Ou lisos ou crespos. E a gente tem que estar sempre se adaptando, entre um e outro.

Não há produtos específicos para os ondulados.

Cabelos brancos tendem a perder a estrutura.  Se crespos, perdem os cachos, alisam, um liso feio. Se lisos também fazem mechas duras, com frizz, quebradiços.

As boas dicas, pelo que venho experimentando, são :
- a supernutrição -  proteínas e vitaminas. A vitamina E é bastante indicada para o envelhecimento dos cabelos. É antioxidante. Sugiro as ampolas, puras ou misturadas ap creme de massagem.
A B5 também é ótima para hidratar.
- um tônico fortalecedor também é bom, para evitar a queda, até mesmo preventivamente.
, muita atenção ao PH - os alcalinos tendem a deixá-los presos no couro cabeludo, colados, fazendo frizz em fios esparsos e  nas pontas, Pessoalmente mantenho um PH bem ácido. Procure informar-se na internet sobre o assunto,
- para a rigidez dos fios brancos, a boa dica é o enxofre. No Brasil há uma linha de produtos, a Granado, que fabrica um sabonete de enxofre para cabelos e pele. Vale a pena usar o enxofre para relaxar os fios  pelo menos uma vez ao mês. E ainda dá brilho.



Se, como o meu, seu cabelo também tende a acarrar no couro cabeludo, tente um shampoo tipo detox. Deixa bem soltinho. Há também condicionadores detox. Prometem a limpeza profunda dos fios.

Mas para meu tipo de cabelo, de fio grosso, encorpado e com tendência à desidratação a melhor dica que tive nos últimos tempos foi a glicerina. Comprada em farmácias, a preço baixo. Pode-se misturar ao creme de massagem ( há receitas na internet), ou até pura ( mas há quem não goste da pura) e foi a única coisa que deu jeito nos fios muito mal-comportados que me davam sempre um aspecto descabelado. A glicerina amaciou, condicionou e deu movimento a estas mechas enlouquecidas.

E, se você gosta das misturas, das químicas caseiras, encontrei na internet uma receita que adorei. Consiste na mistura de gel  ( duas partes) e glicerina ( 1 parte). Para modelagem. O cabelo fica, depois de umas horas, bem soltinho e modelado.

Outra forma de usar a glicerina e misturá-la a água ( uma colher de sopa de glicerina para um copo d'água ou como preferir) e pulverizar co cabelo. Importante lembrar que a glicerina dissolve perfeitamente na água. Portanto, se não gostar do resultado, basta enxaguar mais uma vez o cabelo.

Bem, boa sorte. Espero ter podido ajudar.