|
Centáurea - herbácea originária do Sul da Europa e Norte da Ásia, hoje bastante difundida em várias partes do mundo, apreciada no paisagismo. |
Cabelos brancos exigem cuidados especiais. O cloro ou o sol ou o álcool de alguns produtos ( shampoos, cremes de enxaguar ou de estilizar, fixadores, etc) tendem a amarelá-los,ou a deixá-los num tom xôxo de cinza entristecido.
Dos muitos produtos que já experimentei para uma tonalização prata ( gosto muito do mechado, que vai do grafite ao prata muito claro), durante estes seis anos em que passei a usar os cabelos naturalmente brancos, os que me deram melhor resultado foram os shampoos à base de flor de centáurea - a flor de coloração azul violácea com que abro este post. Sendo o da francesa Klorane o melhor deles.
|
Shampoo de centáurea da Klorane ( extrat de centaurée. Shampooing reflets nuance argentée) |
O shampoo da Klorane não é coloração ou rinsagem. Apenas um shampoo especializado, para cabelos brancos ou grisalhos. E seu efeito é obtido na continuidade de uso. Tem rendimento excelente. Para se ter uma idéia, um frasco para mim chega a durar de seis a sete meses, porque quando consigo uma tonalização bonita, satisfatória, páro com ele, passando a um shampoo comum, e voltando à centáurea quando considero de novo necessário.
De perfume agradável, dá brilho ao branco e acentua as nuances de prata ( efeito mechado). Muito bonito.
Na continuidade de uso, desenvolvi meu proprio método. Antes, lavo os cabelos com um shampoo comum, adequado à textura de meu cabelo. Depois, uma gota do shampoo de centáurea Klorane ( faz uma farta espuma). Aí massageio com ele todo o couro cabeludo vigorosamente até que cesse de espumar - de um a dois minutos. Enxáguo bem, um pouco do condicionador de minha preferência e está pronto.
Produto importado, nem sempre fácil de encontrar nas farmácias e drogarias, está também disponível na internet em diversos endereços.
|
Shampoo de extrato vegetal de centáurea cyanus da Payot |
Feito da mesma flor, há também o shampoo da Payot, bastante interessante. O da Payot não chega a ter a mesma qualidade do shampoo da Klorane, nem o mesmo suave perfume, nem a mesma delicadeza de nuances, nem dá o mesmo brilho aos cabelos. O seu tom prata é um pouco mais grafite. Mas vale também experimentar. Eu, muitas vezes, alterno os dois. O efeito conjugado vem me trazendo bons resultados.
APRENDENDO SOBRE A FLOR
Da Família das
Asteraceae, há de 350 a 500 espécies de Centáurea, entre as quais está a
cyanus
|
A centáurea
cyanus tem uma longa história de utilização pelos homens, altamente valorizada no Mundo Antigo desde que se descobriu a utilização de suas pétalas como corante de fios para tecelagem e tapeçaria, oferecendo um raro tom de azul depois de processadas.
Conta a lenda que Cleópatra pagou a um cabeleireiro o peso dele em ouro por certa quantidade de óleos essenciais que davam aos cabelos negros da bela rainha do Egito reflexos azulados ao sol . Óleos obtidos a partir da centáurea
cyanus.
Esta simpática flor, pródiga em néctar, tornou-se, nos últimos dois séculos, também importante na produção de mel. E o Dr Edward Bach descobriu que o óleo essencial da centáurea é eficaz, indicado para pessoas com tendência a sempre agradar o outro, a ponto de comprometer a propria opinião, de se prejucicar ou se estafar, ou ainda se despersonalizar, intimidadas com o que o outro possa pensar a seu respeito.
|
O óleo Centaury, de Bach |
Bacana, não é? Mas, voltando aos cabelos, vale a pena experimentar.
Não deixe de ver nossa página no FACEBOOK
Mais sobre cabelos brancos e grisalhos nas páginas:
Neste blog:
GRISALHO OU SILVER FOX
No FB;
CABELO BRANCO, ESCOLHA O SEU